segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Brasil ganha três medalhas de ouro em olimpíada latina de astronomia

Além disso, delegação faturou duas medalhas de prata no Uruguai. Equipe se preparou em Passa Quatro (MG).


(G1) Os estudantes que representaram o Brasil na VI Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astrofísica conquistaram três medalhas de ouro e duas de prata na competição realizada em Montevidéu, no Uruguai.

Os jovens Rafael Charles Heringer Gomes, de Mogi das Cruzes (SP), Romero Moreira Silva, de Itabira (MG) e Wagner Fonseca Rodrigues, de Belo Horizonte (MG), ganharam medalhas de ouro. Já os estudantes Carolina Lima Guimarães, de Vitória (ES) e Lucas Hagemaister, de Porto Alegre (RS), ficaram com a prata. Rafael ainda levou a premiação especial de melhor prova em grupo e melhor prova de foguetes.

As provas da olimpíada foram divididas em parte teórica, prática, com manuseio de telescópio, além de reconhecimento do céu. Os estudantes ainda participaram de uma competição de lançamento de foguetes em grupos que misturavam os países. As competições terminaram na quinta-feira (16).
A equipe brasileira se preparou com um treinamento intensivo de observação do céu e construção e lançamento de foguetes em Passa Quatro, no sul de Minas Gerais. O grupo também contou com um planetário digital móvel cedido pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) para estudar o céu por meio de projeções.
----
E mais:
Campeões nas Olimpíadas de Astronomia 2014 (Física na Veia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário