terça-feira, 18 de junho de 2013

Equipe brasileira disputa Olimpíada de Astronomia na Bolívia

(Mercado da Comunicação) Já foram escolhidos os cinco estudantes do ensino médio que irão representar o Brasil na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (V OLAA), em Cochabamba, na Bolívia. O evento acontecerá entre os dias 19 e 23 de outubro.

Os jovens que irão representar o país foram selecionados pelos resultados obtidos na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). São eles: Ana Letícia dos Santos (Curitiba, PR), Andrei Michel Sontag (Cândido Rondon, PR), Marton Paulo dos Santos Silva (Recife, PE), Rubens Martins Bezerra Farias (Fortaleza, CE) e Weslley de Vasconcelos Rodrigues da Silva (Teresina, PI). Da equipe, o único veterano é o piauiense, que conquistou a medalha de ouro no ano passado, na Colômbia.

A olimpíada será dividida em três etapas: teoria, prática e reconhecimento do céu. A primeira será dividida em duas partes, individual e em grupo, mesclando as delegações. Os estudantes ainda participarão de uma competição de lançamento de foguetes, construídos com garrafas pets, em grupos multinacionais. As últimas avaliações serão individuais e vão exigir o reconhecimento do céu real e o manuseio de telescópio.

Para o Dr. João Canalle, coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), a iniciativa promove a integração entre os países da América Latina, além de um intercâmbio cultural e de conhecimento entre alunos e professores.

- A olimpíada surge para fomentar a união entre educadores e astrônomos. Desejamos popularizar a astronomia e a astronáutica não só no Brasil, mas também com países vizinhos. É importante termos essas oportunidades para compartilhar experiências didáticas, pois somente dessa forma podemos propagar o ensino das ciências espaciais com todos os membros – ressalta Canalle.

Treinamento
Antes de viajarem à Bolívia, os estudantes da delegação brasileira participarão de dois treinamentos intensivos com astrônomos e acadêmicos na cidade de Passa Quatro, em Minas Gerais. Os instrutores envolvidos no projeto são: Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR); Julio Klafke, da Universidade Paulista (UNIP); Dr. Eugênio Reis Neto (MAST) e Pâmela Marjorie C. Coelho, coordenadora da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog).

Organização
A OLAA foi fundada em outubro de 2008 na capital uruguaia, Montevidéu, e já aconteceu no Brasil e na Colômbia. E a OBA é organizada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Mais informações:
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
http://www.oba.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário