quarta-feira, 28 de março de 2012

Ponta Porã se prepara para Olimpíada Brasileira de Informática




(Agora MS) A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) anuncia a realização da Olimpíada Brasileira de Informática 2012 (OBI), uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. O Objetivo Geral da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da comutação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição.

Em Ponta Porã, dezenas de alunos matriculados nas escolas municipais estarão recebendo um treinamento especial visando participar da OBI. O treinamento será oferecido pela secretaria Municipal de Educação, através do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, o NTEM, em parceria com a Universidade federal de Mato Grosso do Sul – campus de Ponta Porã. A OBI é dividida em duas modalidades. Modalidade I iniciação: prova teórica com problemas de lógica sem uso do computador (apenas lápis e papel). Esta competição, cujo objetivo é detectar talentos para a computação, é disputada em dois níveis: Nível 1: alunos do 6º e 7º ano. Nível 2: alunos do 8º e 9º ano. Na Modalidade II programação: prova prática. Nela são abordados temas como problemas de computação para serem resolvidos em alguma linguagem de programação (uso do laboratório). Três níveis: Nível Júnior: alunos do ensino fundamental. Nível 1: alunos até 2º. Ano do ensino médio. Nível 2: alunos até o 3º. Ano do ensino médio ou que concluíram até dezembro/2011.

Premiação 
Os melhores classificados da Modalidade Iniciação recebem convite para participar de curso de introdução à programação na UNICAMP ou na UFMS; já os melhores classificados da Modalidade Programação recebem convite para participar de curso de programação AVANÇADA na UNICAMP ou na UFMS; O curso oferecido aos sessenta melhores classificados na olimpíada será o de lógica e programação usando a Linguagem C, ministrado por Acadêmicos do Curso de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do CPPP.

Datas 
 No dia 14/04/2012 acontecerá nas escolas municipais que possuem do 6º ao 9º ano a prova teórica (modalidade I), da OBI que será aplicada pelo professor da STE (Sala de Tecnologia Educacional). Nos dias 09/04 a 12/04 será realizado na UFMS, campus de Ponta Porã, um treinamento intensivo, para os alunos que participaram da modalidade I no ano de 2011. Estas são as escolas municipais envolvidas: Ignês Andreazza, Jardim Ivone, João Carlos Pinheiro Marques, Manoel Martins, Maria Lígia, Ramiro Noronha e São João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário